LER: Nova regra para setor solar reduz número de projetos cadastrados
O volume de projetos solares cadastrados para o primeiro Leilão de Energia de Reserva (LER) de 2016 representa 90,3% da potência que poderá entrar no certame que está agendado para ocorrer em 29 de julho. Foram cadastrados 295 empreendimentos que juntos somam 10.195 MW, sendo que 9.210 MW disso são de projetos solares fotovoltaicos.
O número está bem inferior se comparado com o segundo LER de 2015 onde foram registrados 649 empreendimentos, com 20.953 MW de capacidade instalada, ou seja, 56% a menos em termos de potência e 54% em volume de projetos.
O presidente executivo da Absolar, Rodrigo Sauaia, está otimista e acredita que o setor se adaptará a essa regra vigente ainda para o segundo leilão de reserva desse ano que terá contratos que irão valer a partir de 2019. Segundo ele os empreendedores do setor solar têm interesse em investir no leilão e isso é um ponto positivo para o setor que ainda está em um processo de inserção da indústria no país. Ele afirma ainda que essa contratação via LER é importante não somente para os empreendedores mas também para o estabelecimento da cadeia produtiva no país.
Deixe seu comentário
Quer participar da discussão?