Afinal, o que é Design Thinking?

O Design Thinking é uma forma de abordagem muito utilizada por designers e que foi adaptada para as empresas. O foco é a experiência do consumidor durante a busca por soluções de seus problemas.

Literalmente, o termo significa “pensamento do design” ou “pensar como designer”. Mas o que isso quer dizer na prática? São ações criadas para trazer estética a produtos e serviços e também bem-estar na vida das pessoas.

A prática foi inserida no mundo dos negócios com o intuito de inovar na hora de entregar um produto ou serviço aos clientes. Tim Brown, CEO da Ideo, empresa norte-americana consultora em design popularizou o termo pois acredita que independente da área, todos deveriam pensar como designers para enxergar todos os aspectos, observando aspectos cognitivos, emocionais e estéticos.

Dessa forma, o design thinking é um estudo, onde deve ser levado em consideração todas as informações que podem trazer experiências marcantes para o ser humano. O processo comumente é realizado através de um brainstorm com uso de post-its para que todas as ideias possam ser colocadas no campo de visão. As etapas geralmente englobam: imersão, ideação, prototipação e desenvolvimento. Nesse sentido, inicialmente é fundamental entender o ambiente e entrar dentro dele para conhecer todos os seus aspectos. Posteriormente então, começará o processo de ideias, montagem de um plano, desenvolvimento e aplicação do projeto.

Ficou interessado? Indicamos a leitura do livro “Design Thinking – Uma Metodologia Poderosa para Decretar o Fim das Velhas Ideias” de Tim Brown para aprofundar no tema.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>