Dicas para uma escrita mais clara

Textos com palavras diferentes e consideradas requintadas, podem deixar o texto bonito, mas a clareza pode ficar de lado em alguns casos.

Para uma escrita ser considerada eficaz ela deve seguir três primórdios: ser simples, bem estruturada e direta.

A língua portuguesa nos permite usar seu extenso vocábulo em diversas situações, no entanto, na hora de escrever uma mensagem é importante pensar no que se quer transmitir e quem irá ler. Quanto mais objetiva, curta e clara, mais facilmente será recebida. Sendo assim, não é escrevendo pouco que você será claro e nem escrevendo muito que conseguirá passar toda sua mensagem. O segredo do sucesso na escrita? É simples! A técnica para ser objetivo e chegar no melhor resultado está em ler e reler quantas vezes for necessário.

Confira algumas dicas para facilitar esse processo:

  • Leia mais: A primeira dica é que não existe um bom escritor que não seja um bom leitor. Você pode até dominar as técnicas, mas isso não significa, necessariamente, que seu texto comunique bem. Um bom texto tem ideias e argumentos que só uma boa bagagem cultural é capaz de transmitir.
  • Pratique a escrita: Treine muito. Quanto mais escrever melhor ficará.
  • Pense no leitor: Para quem você escreve seu texto? Pense nisso antes de iniciar. Afinal é necessário saber quem está lendo para fazer uma boa escolha de palavras.
  • Defina seu objetivo: Saiba exatamente o que você quer informar. Faça primeiramente uma lista com todos os pontos que devem ser abordados e qual a informação mais importante a ser transmitida.
  • Escreva a primeira versão: Faça seu primeiro rascunho e coloque todas as ideias em ordem. Nessa hora não se preocupe, é apenas um rascunho para orientar a criação da primeira versão.
  • Tenha começo, meio e fim: Os textos precisam ter começo, meio e fim. É importante seguir cada uma das etapas: Introdução, desenvolvimento e conclusão. Parece óbvio, mas muitas pessoas se esquecem e, sem uma dessas fases, o texto ficará sem sentido.
  • Faça as correções necessárias: Chegou é a hora de organizar o rascunho, completar as informações, fazer as correções de coerência, coesão e gramaticais. Agora você tem na sua mão a primeira versão.
  • Revise: Leia novamente a primeira versão e certifique-se de que nada ficou para trás. Estando tudo certo, você chegou a versão final.
  • Preocupe-se com a estética: Formate o seu texto para que fique esteticamente agradável.

Pronto! Seguindo essas dicas, a sua mensagem ficará bem mais clara e compreensível. Mas o que é uma mensagem? Tudo que tenha um receptor. Pode ser um e-mail que você envia ao seu cliente, um artigo, um post nas mídias sociais, um trabalho de faculdade, entre outros.

Portanto, leia e aprenda mais. A leitura é uma excelente aliada para a composição de melhores textos. Aqui no nosso blog, frequentemente você contra dicas de livros que podem despertar ideias e um vocabulário mais extenso.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>