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O Futuro do Branding: 5 estratégias para o ambiente digital

A Internet é uma mídia muito democrática, e com tantas facilidades que ela nos proporciona no dia a dia, conseguir destaque nesse mercado não é tarefa fácil.

A marca, assim como no mercado “offline”, precisa ser forte e gerar empatia no consumidor. E, nesse contexto, entra a web participativa, que é a interação das pessoas com as marcas através das redes sociais, blogs e sites. O ponto principal dessa participação está no fato de que os consumidores querem uma resposta rápida para os seus problemas, ou ainda, comentam suas experiências ruins com grande número de pessoas. É por isso que os gestores de marketing e branding devem planejar bem as suas estratégias para acompanhar esse ritmo.

A marca na internet tem como principal característica criar experiência positiva e valorizar o usuário. Dessa forma, as empresas só sobrevivem na internet quando conseguem falar com seus consumidores de forma interativa. Mas para isso, é necessário criar uma estratégia de branding digital, ou de marketing digital cujo objetivo seja se relacionar com o consumidor.

Dentre as estratégias que podem ser utilizadas no ambiente digital, destacam-se:

1. Marketing de conteúdo nas redes sociais

Conteúdo relevante é o ponto principal para atingir um nível mais profundo no relacionamento com o cliente. Através de um conteúdo de qualidade você consegue compartilhar informações, contar sua história, benefícios e vantagens do seu produto, de uma forma mais atraente.

2. Site com essência da marca

O site deve oferecer um motivo relevante para que seja visitado pelo usuário. É um ambiente que precisa ter informações completas de seu produto ou serviço, e você também pode aproveitar para criar um blog com informações relevantes para troca de ideias com o público. Aproveite para colocar plugins sociais do facebook, twitter e google plus.

3. Marketing Viral

Uma estratégia que vem sendo muito utilizada no ambiente digital é o marketing viral. O intuito é criar um material multimídia que transmita algum tipo de sentimento aos usuários, para que seja rapidamente espalhado pela rede. O objetivo é promover seus benefícios e vantagens de uma maneira criativa e não interruptiva.

4. E-mail Marketing

Apesar de ser uma estratégia antiga, é uma ótima opção para uma comunicação segmentada e padronizada da sua marca, além de um custo muito menor.

5. Experiência de marca

Existem pessoas que consomem marcas e existem pessoas que querem viver a experiência da marca. Ações de lançamento de um produto são excelentes oportunidades para criar, no meio digital, uma experiência diferente, única, para o consumidor, fazendo com que o público grave ainda mais em sua cabeça determinada marca, exatamente pelo que ele viveu com ela em algum momento.

Diante de tudo isso, é importante ter consciência que as estratégias de marketing e branding digitais devem ser conciliadas com as tradicionais, pois uma comunicação integrada é muito mais benéfica à construção da imagem de uma marca.

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