orkut

ORKUT

Via: adnews.com.br

A equipe de um dos maiores blogues de publicidade do país, (ADNEWS) conversou com um ícone da internet, ninguém mais que Orkut Büyükkökten, nem precisa dizer mais nada né? Confira!

Imagine criar uma empresa com o seu nome e vê-la se expandir mundialmente. Agora pense que ela vai dar origem ao conceito de rede social, pelo menos em linha com aquilo que temos hoje na internet. Foi exatamente o que aconteceu com engenheiro turco que criou o Orkut, em janeiro de 2004.

Estima-se que mais de 300 milhões de usuários passaram pela plataforma para visualizar perfis de amigos, deixar depoimentos, “scraps” e debates em diversas comunidades. Deste bolo, mais de 40 milhões de brasileiros.

Em setembro de 2014, já com o projeto nas mãos do Google, Orkut viu de longe o fim da sua rede social. Dois meses antes, o engenheiro já havia deixado a gigante americana para abraçar o seu novo projeto, a rede social Hello, cujo aplicativo já conta com mais de 200 mil downloads, apenas no Brasil. Na visão de quem pavimentou essa estrada hoje denominada social media, Orkut conta em sua visão com uma mescla de crítica e otimismo sobre o novo cenário que se formou no segmento.

Confira abaixo um bate papo exclusivo:

Como você vê a evolução da rede social na última década?

Há duas grandes mudanças dramáticas que aconteceram na última década. Primeiro os avanços na tecnologia e a mudança no consumo de mídia digital. Vivemos em um mundo que está mais conectado que nunca. Todo mundo tem smartphones e tablets, e eles se tornaram o principal meio para pesquisar, se comunicar, comprar, ler notícias, assistir a vídeos e acessar mídias sociais. Há uma década, os consumidores estavam sendo expostos às redes sociais pela primeira vez. Agora, temos uma geração que está em várias redes sociais, sempre online e com um modo de agir multitarefa. A combinação da tecnologia e do comportamento do consumidor afetou tremendamente o cenário da rede social.

O que mudou no comportamento dos usuários neste período?

Muitas das nossas interações face-a-face transitaram para dispositivos móveis. Por outro lado, infelizmente, nossas vidas agora estão cheias de exposição e o que representamos online nem sempre é quem realmente somos. Conexões da vida real não vêm da quantidade de gostos que temos em comum ou o número de seguidores ou amigos que temos online. Passamos cada vez mais tempo na mídia social e menos tempo nos conectando uns com os outros. Infelizmente, esse comportamento nos tornou mais solitários, infelizes e mais desconectados do que nunca.

Você pode mencionar alguma tendência que observa no cenário das redes sociais?

A principal tendência é o uso de smartphones tablets em vez de computadores desktop para acessar a internet. Os avanços mais recentes em infraestrutura e tecnologia móvel possibilitaram mais comunicações de vídeo e streaming. A criação e o consumo de vídeos estão se tornando cada vez mais parte da nossa vida cotidiana.

Como você vê os brasileiros na rede social?

Os brasileiros são muito reais. Eles são acolhedores, simpáticos, expressivos e têm uma perspectiva muito positiva na vida. Eles adoram compartilhar suas experiências e fazer novos amigos. Vemos esse comportamento cultural transcender ao uso da rede social online também

Para aonde a rede social está indo? Qual é o futuro?

Com cada geração, as atitudes sociais e a psicologia mudam. Isso afeta os padrões de atividade e uso. Grande parte do compartilhamento autêntico e real mudou de redes sociais para ferramentas de comunicação one-to-one. A nova geração tem medo de deixar uma pegada digital de suas vidas diárias e começou a limitar as experiências que compartilham online, fazendo isso entre si e dentro das comunidades.

Você considera todas as redes sociais efêmeras?

Rede social é um cenário em constante evolução. É muito importante permanecer em contato com os avanços na tecnologia, sensibilidade da comunidade e padrões de uso. As redes sociais que não evoluem ao longo do tempo correm o risco de ficarem desatualizadas.

Fale um pouco sobre o Hello?

A vida é toda sobre paixões. As paixões nos ligam a nós mesmos e às pessoas ao nosso redor. O Hello é um lugar onde você pode compartilhar suas paixões, onde você pode se expressar e se conectar. No Hello, você pode fazer novos amigos e descobrir novas paixões. Juntos, estamos mudando a maneira como a tecnologia nos conecta. Estamos criando um ambiente particular e ao mesmo tempo uma cultura expressiva, acolhedora, autêntica, gentil e genuína. Assim como os velhos tempos do orkut.com, mas em uma nova era digital.

Existe espaço ou oportunidade para anúncios? Como funciona a plataforma neste aspecto?

Nosso objetivo é fornecer a melhor experiência ao usuário. Acreditamos que os anúncios devem melhorar a satisfação geral do público e não prejudicá-lo. O Hello é sobre paixões e há uma grande quantidade de consumidores apaixonados por marcas. Estamos começando a ver essas marcas fomentar engajamento no Hello com o nosso recurso de novas comunidades, quer um exemplo? O Netflix é uma das comunidades mais populares no Hello. Estamos investigando como podemos fazer dos anúncios de marcas uma experiência melhor para nossos usuários.

 

 

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