Publicidade nos games: Vale a pena?

Os meios de comunicação surgiram como entretenimento, entra nisso a televisão, o rádio, o computador e os jogos eletrônicos. E as empresas viram nesses meios uma forma de veicular o seu produto/serviço, fazer uma propaganda.

Com o passar do tempo, as pessoas se acostumaram a mudar de canal na TV ou estação de rádio quando começavam os comerciais. Foi aí que perceberam um grande potencial de inserção de mídia nos jogos. Os games são hoje um bom investimento, dependendo da estratégia de marketing elaborada, pois consegue atingir pessoas com os mais diversos interesses.

Existem duas formas de se fazer anúncios publicitários em games: advergames e in-game advertising.

Advergames: São jogos eletrônicos feitos especificamente para divulgar uma marca, produto ou serviço. São mais curtos, menos elaborados, geralmente feitos em Flash e publicados na internet.

Exemplo: O jogo brasileiro Honda City foi disponibilizado gratuitamente na App Store. Trata-se de um jogo de corrida onde as pessoas se divertem e ainda divulgam a marca através de mensagens que falam das vantagens de se ter o carro e ainda tem um menu que mostra a concessionária mais próxima. Outro exemplo é o jogo lançado pela Unilever para divulgar o desodorante Axe Dark Temptation, onde a missão era fugir das garotas que se apaixonaram depois que o jogador usou o desodorante.

In-game advertising: É o nome da publicidade inserida junto ao contexto do jogo. Nesse caso, os anúncios fazem parte do universo do jogo, não aparecem de uma maneira forçada, e sim como produtos utilizados dentro dos games.

Exemplo: O Guitar Hero é um jogo muito conhecido mundialmente e lá podemos observar que os instrumentos tocados mostram marcas que existem de verdade, assim como no Fifa 10 também existem marcas reais nas roupas dos jogadores.

Resumindo, esse tipo de publicidade torna a interação mais participativa e possibilita uma abordagem diferenciada para um público bem segmentado. Vale a pena estudar se a sua empresa poderia se encaixar bem nesse tipo de mídia.

Fonte: Tec Mundo 

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