POST--14-(SOFTWARES-DESIGN)

Softwares: a favor ou contra o design?

A tecnologia tem proporcionado ao design gráfico uma enorme facilidade para desenvolver peças publicitárias e grandes projetos, através do uso de softwares gráficos, referências encontradas na internet, entre outras coisas que o avanço tecnológico pode proporcionar.

Hoje em dia, quando as pessoas se interessam por essa profissão, vislumbram a ideia de que o designer basicamente é aquele que sabe trabalhar bem com softwares e que lá aplica a sua criatividade. E é aí que muitas pessoas esquecem que não é apenas o seu vasto conhecimento em softwares que o tornará um bom profissional, e as vezes se torna um pouco complicado explicar à quem almeja essa área, que designer não é simplesmente aquele que sabe mexer no photoshop. Apesar disso, esse tipo de definição para a profissão revela uma postura que ultimamente tem sido real, e esse comportamento tem tornado alguns designers muito dependentes dos programas e eles têm buscado muito pouco da essência da curiosidade, experimentalidade, criatividade e funcionalidade

No início do design não havia softwares gráficos e internet para criar, nem mesmo o termo “design gráfico” existia. O design era diretamente ligado aos movimentos artísticos e o material mais comum era o cartaz. Os cartazes eram feitos à mão e as artes eram figurativas, com ilustrações, técnicas de pintura, giz pastel seco, etc.

As técnicas e as ferramentas foram evoluindo ao longo do tempo, e hoje, em cursos de design gráfico, estuda-se conceitos que se desenvolvem intelecto e manualmente, como: proporcionalidade, equilíbrio, gestalt do objeto, desenho de observação, processos gráficos, etc.

A tecnologia avançou muito e facilitou a criação e reprodução de materiais, mas as técnicas, conceitos e a teoria que embasam o design são fundamentais para proporcionarem experiências inovadoras, que são capazes de trazer soluções inteligentes, diferentes, criativas e funcionais para os projetos. E assim, quando o designer passar a ideia para os softwares, o projeto estará mais sofisticado, com um valor agregado maior e o profissional com mais experiência em técnicas, criatividade e habilidades.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>